Frimesa reúne especialistas para discutir tendências, as mudanças no comportamento de consumo e o impacto no varejo
O consumidor de hoje é o principal motor na engrenagem de movimenta as mudanças nas empresas, produtos, canais de distribuição e a comunicação. Entender que inovações são necessárias para atender os anseios é cada vez mais importante. Pensando nisso, a Frimesa realizou em 27 de março um workshop de inteligência de mercado com tema central de como a tecnologia está influenciando nos hábitos e compra e consumo e as mudanças no varejo. Tudo isso associado a pesquisa que buscou respostas do como desenvolver um portfólio de produtos ideal.
“A juventude desatrela da idade e vira um modo, uma atitude”, com essa frase o publicitário, Sereno Moreno, iniciou sua palestra ‘A Morte da Ordem’. A explanação mostrou as transformações no perfil do consumidor onde o método do marketing de segmentação, por idade, classe social e gênero devem ser repensadas considerando uma as pessoas cada vez mais antenadas, mais ativas e mais abertas a diversidade e igualdade de gênero.
O cenário atual mostra que as pessoas estão mais voltadas para os valores e desejam ser tratados pelas marcas de uma forma mais humanizada e estão em constante busca de soluções para satisfazer o seu anseio de transformar o mundo globalizado num mundo melhor. Esse novo consumidor exige que as empresas reestruturem as estratégias de relacionamento e comunicação.
O varejo mudou, mas porque o consumidor mudou e não ao contrário. O objetivo das empresas é o mesmo, mas as novas tecnologias ditam uma jornada de consumo é diferente. Esses fatores tem mudado as formas de fazer negócio e o perfil do varejo. Esse abordado pelo diretor da BTR Educação e Consultoria e presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra. “Os clientes estão mais ágeis que as empresas, por isso, é necessário ações de disrupção trazendo ao trade menor atrito na loja, mais produtividade, experiências, digitalização, uso de dados e mais integração com e-commerce. Para Terra é preciso entender que as ameaças não possuem aparência de um elefante e sim de uma formiga. “É aos poucos que elas chegam, sem percebermos, ficamos para trás se não considerarmos partes relevantes como a valorização da marca, mundo digital e insistir em todas as iniciativas tecnológicas”, reforça.
Para o presidente-executivo da Frimesa, Valter Vanzella, as mudanças são continuas, e é necessário que as pessoas invistam em si para aproveitarem as oportunidades. “Precisamos olhar para a frente e se preparar, expandir ideias, seguir as tendências de mercado de forma transparente, e principalmente, cumprir com o motivo de termos nascido: atender as necessidades de quem produz nossa matéria-prima e sustentar toda a cadeia produtiva”, alerta.
Pesquisa de Portfólio
Diante do propósito de continuar crescendo e desenvolver produtos cada vez mais adequados as novas necessidade de consumo, a Frimesa foi além. Diante sete meses realizou um estudo 360 de mercado de carne suína passando pelo trade e pelo consumidor.
O relatório foi explanado pelo presidente da Opusmúltipla, Rodrigo Rodrigues, empresa que assessorou a Frimesa no estudo. Entre os tópicos abordados esteve o que o consumidor vai esperar de produtos alimentícios nos próximos anos no Brasil, sendo que, até 2021 haverá um aumento do consumo de cortes, linguiças frescais e bacon e a tendência é por produtos de fácil preparação. “As famílias são menores e buscam praticidade, vida saudável, armazenamento, ética do consumidor e caixas de autoatendimento”, explica Rodrigues.
Para o diretor executivo da Frimesa, Elias Zydek, essa pesquisa faz parte dos próximos passos que a Frimesa dará em relação aos novos projetos de infraestrutura em frigorífico previstos e a expansão de produtos na área de lácteos. “Estamos conscientes que mudanças são necessárias. Temos que nos questionar o que a Frimesa pode ajustar em seus processos para atender o consumidor” finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa Frimesa
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