Cooperativa apresentou seus produtos em feira no Japão, junto ao governo paranaense
A Frimesa participou da Foodex, maior feira de alimentos da Ásia, a fim de abrir novas oportunidades para exportar a carne industrializada pela cooperativa, frente ao aumento da produção, com a nova planta em Assis Chateaubriand. O evento aconteceu de 4 a 12 de março, em Tóquio, capital do Japão.
A comitiva liderada pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, junto a empresários e representantes de empresas brasileiras esteve em missão especial da APEX Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O grupo paranaense buscou expandir as exportações no leste asiático, principalmente de carne suína. De forma institucional, as autoridades buscavam acelerar o reconhecimento por parte do Japão e da Coreia do Sul, do estado do Paraná como zona ivre de aftosa sem vacinação, e com isso, a habilitação de frigoríficos para exportar ao Japão e atrair investimentos para o Estado.
A cooperativa Central foi representada pelo superintendente de Divisão Comercial, Mauro Strey Kramer. Durante o evento, Kramer apresentou os produtos da Frimesa em estande, e se encontrou com compradores e distribuidores no Oriente. Além do governandor presente no estande, passaram por lá o embaixador do Brasil, no Japão, Octávio Côrtes, do adido agrícola, Marco Aurélio Pavarino, assim como ministros do Japão.
“Foi excelente. Fizemos muitos contatos, prospectamos possíveis parceiros para que assim que houver a abertura do mercado, já tenhamos alternativas para fazer negócios com o Japão. Também é importante começar a mostrar nossa empresa e nossos produtos para esses parceiros, e principalmente, entender como o japonês quer o produto, e de que forma conseguimos agregar mais percepção de valor em nossa carne”, comemora o superintendente. "Esperamos que em até um ano consigamos parecer favorável por parte dos órgãos competentes do Japão para a abertura do mercado para o estado do Paraná", explica.
A participação da Frimesa vem de encontro aos investimentos realizados na cadeia da proteína suína: com a produção da nova unidade, que chegará a 15000 suínos abatidos ao dia na fase final, é preciso dar suporte e encontrar novos mercados compradores. A viagem ainda atende a outra finalidade. A Missão comercial da Apex para o Japão, e a Coreia do Sul em seguida, tem cunho essencialmente comercial, “participamos pela nossa condição de exportar queijos e derivados para estes dois países, mas também há a possibilidade de fazermos a prospeção de clientes para o negócio carnes”, comenta Kramer.
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